Sejam bem vindos ao jogo Caça Rima. Um jogo psicopedagógico para crianças em fase pré-silábica.


Como Jogar?

Regras:

O jogo é composto por 9 cartelas com diferentes palavras.

A criança deve selecionar cada uma das cartelas e depois selecionar as imagens que rimam de acordo com a imagem de referência.

Instruções para o supervisor:

Cada uma das cartelas possui uma imagem de referência e outras seis, sendo que três imagens estão de acordo com a palavra de referência, ou seja, rimam com ela, e as outras três não.

Nesse jogo é possível fazer até 27 acertos ou 27 erros, ou seja, são 784 possibilidades.

Dessa forma, o adulto que estiver supervisionando poderá observar quais são os fonemas que a criança tem mais dificuldade.

Vamos Jogar!

Selecione uma das cartelas abaixo

A referência é Avião

Erros


0

Acertos


0

Ladrão


Lata


Orelha


Pião


Planta


Cão

A referência é Ovelha

Erros


0

Acertos


0

Colher


Fivela


Moto


Orelha


Sobrancelha


Abelha

A referência é Pirata

Erros


0

Acertos


0

Barata


Batata


Bola


Celular


lata


Vela

A referência é Boneca

Erros


0

Acertos


0

Caneca


Gaiola


Gato


Lápis


Peteca


Biblioteca

A referência é Caneta

Erros


0

Acertos


0

Borboleta


Carreta


Chupeta


Dinheiro


Livro


Rato

A referência é Laço

Erros


0

Acertos


0

Abraço


Braço


Buzina


Chuva


Esmalte


Palhaço

A referência é Rainha

Erros


0

Acertos


0

Carne


Carro


Cozinha


Galinha


Joaninha


Leão

A referência é Anel

Erros


0

Acertos


0

Bolo


Estojo


Garrafa


Hotel


Pastel


Pincel

A referência é Piscina

Erros


0

Acertos


0

Bailarina


Gelatina


Menina


Mesa


Mola


Sapato

Ficha Técnica



Descrição

O caça rima é um jogo de caráter psicopedagógico em formato digital (website).
O público alvo são crianças em fase de alfabetização, mais precisamente no nível pré silábico.

Jogabilidade e Objetivos

O desafio é a criança encontrar as cartas que tem as imagens que rimam com a imagem de referência.

O objetivo é estimular de maneira lúdica e prazerosa a associação de rimas em palavras e dessa forma facilitar o processo de alfabetização.

É importante que o jogo tenha a supervisão de um adulto para que ele possa explicar como o jogo funciona e que também identifique as dificuldades, caso elas apareçam.

Pontos a Serem Observados:

Principais:

  • Quais dentre os fonemas apresentados a criança apresenta mais dificuldade;
  • Quanto tempo ela precisa para identificar as rimas;
  • Perceber a semelhanças de sons nas palavras que terminam com rimas;

Secundários:

  • Como a criança se comporta diante dos erros e dos acertos. Ele sabe perder?
  • A coordenação motora fina da criança também é algo que pode ser analisado.

Fique ligado:

  • Com base em pesquisas realizadas no campo da neuropsicologia , a utilização de jogos digitais contribui para uma redução significativa da distração por parte das crianças, e para o aumento do estado de alerta no grupo;
  • A possibilidade de repetição do jogo possibilita desenvolver a memória, melhorar a velocidade e processamento visual e atenção trazendo benefícios ao processo de alfabetização bem como ao desenvolvimento das funções executivas;